Os projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) geridos pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) são fundamentais para a modernização da Justiça em Portugal. Estas iniciativas visam tornar o sistema judicial mais digital, acessível, eficiente e preparado para os desafios do futuro. Com impacto direto nos cidadãos, empresas e profissionais do setor, estes projetos promovem a inovação, reforçam infraestruturas e modernizam os processos.
O PRR reforça a responsabilidade IGFEJ na transformação digital da Justiça.
Os cerca de 30 projetos foram organizados em 4 áreas temáticas e têm impacto nos profissionais do setor, nos cidadãos e nas empresas.
A Transformação Digital dos Tribunais visa agilizar os procedimentos e melhorar a experiência de utilizadores e profissionais. O Reforço das Infraestruturas e Equipamentos Tecnológicos garante as condições necessárias para a adoção de soluções inovadoras. A Digitalização de Processos e Padronização dos Sistemas de Informação procura desmaterializar documentos e otimizar a gestão da informação. Por fim, a área de Inovação e Plataformas Digitais na Comunicação aposta na transparência e eficiência na comunicação entre as partes envolvidas no sistema judicial.