Ir para Conteúdo principal
IGFEJ

Notícias do IGFEJ

Utilização das Salas Virtuais de Videoconferência no Ministério da Justiça

Entre abril e julho foram realizadas mais de 17 mil sessões de videoconferência na Justiça através da utilização de salas virtuais.
22 jul 2020, 14:44
Gráfico demonstrativo da utilização das salas virtuais de videoconferência durante o início da pandemia COVID-19.
Gráfico demonstrativo da utilização das salas virtuais de videoconferência durante o início da pandemia COVID-19.


Desde o início da pandemia da COVID-19, o IGFEJ, enquanto responsável pelos recursos tecnológicos e pelos sistemas de informação da Justiça, tem vindo a disponibilizar salas virtuais de videoconferência, passando de 20 em fevereiro deste ano para as atuais 637.

Em pleno Estado de Emergência, durante o mês de maio, realizaram-se mais de 6.000 sessões de videoconferência através da utilização das salas virtuais geridas pelo IGFEJ.

As videoconferências foram, de facto, uma mais valia para que o sistema de Justiça continuasse a assegurar alguns serviços remotamente. Tribunais, Estabelecimentos Prisionais e o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) têm sido algumas das entidades que  utilizam as salas virtuais, respetivamente para diligências processuais, visitas de familiares e formação, com a garantia do distanciamento social exigido pelas autoridades de saúde. Entre abril e julho foram registadas 17.561 sessões de videoconferência.

Para promover a utilização das salas virtuais de videoconferência nos tribunais, o IGFEJ organizou várias sessões de formação que contaram com a participação de 266 magistrados, 44 advogados e 100 oficiais de justiça, entre outros.