Projeto PRR sobre preservação digital em debate na Torre do Tombo
O Projeto 36.1, “Arquivos Digitais na Justiça - Criação, manutenção e preservação digital de dados e acervo histórico da Justiça”, no âmbito do PRR, motivou a participação do IGFEJ no evento “Novos Caminhos para a Preservação e o Acesso à Informação”, que decorreu na Torre do Tombo, a 7 de novembro.
Projeto 36.1, “Arquivos Digitais na Justiça" | Plano de Recuperação e Resiliência
A propósito do Dia Internacional da Preservação Digital, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) participou, como orador convidado, no evento “Encontro Novos caminhos para a preservação e o acesso à informação”, promovido pela FCT – Arquivo de Ciência e Tecnologia e pelo Arquivo.pt, serviço digital da FCT desenvolvido através da FCCN, e que decorreu na Torre do Tombo, em Lisboa.
A apresentação, “O Desafio da Preservação Digital na Justiça”, inserida no “Espaço Comunidade”, esteve a cargo de Cristina Soares, gestora do projeto “Arquivos Digitais na Justiça - Criação, manutenção e preservação digital de dados e acervo histórico da Justiça”, um projeto transversal que envolve diferentes organismos da justiça, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e sob responsabilidade do IGFEJ.
A responsável abordou os desafios inerentes ao trabalho de implementação de uma plataforma de preservação digital na Justiça, que vai permitir assegurar conservação e o acesso permanente, e a longo prazo, do acervo da justiça.
O evento contou, também, com a presença, de Cristina Marques, coordenadora do Núcleo de Administração de Plataformas Partilhadas.
Esteve igualmente presente a Secretaria-geral do Ministério da Justiça (SGMJ), que iniciou o painel com uma comunicação dedicada à “Justiça do Futuro”.
Este “Encontro” procurou discutir os desafios que os profissionais da informação e documentação enfrentam em áreas como a produção, organização, disponibilização e preservação da informação em formato digital, abordando ainda temas como o desenvolvimento de meios e mecanismos que permitem o acesso e reutilização da informação e conhecimento de forma transparente e democrática, garantindo a sua preservação digital e consulta a longo prazo.