Início da obra do Pólo do Centro de Estudos Judiciários em Vila do Conde
Foi assinado, no passado dia 3 de novembro, o auto de consignação para o início da empreitada de reabilitação do Convento do Carmo, que irá acolher o novo Pólo do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Imagem geral da fachada do edíficio Convento do Carmo em Vila do Conde
A empreitada representa um investimento de 1 milhão e 600 mil euros e tem por objetivo a adaptação geral do antigo edifício do Convento de Nossa Senhora do Carmo para instalação do novo Pólo do CEJ, visando aumentar a capacidade formativa de magistrados.
A intervenção resulta de um contrato interadministrativo celebrado entre o IGFEJ e a Câmara Municipal de Vila do Conde, assinado em 15 de janeiro de 2025, que estabeleceu a cedência do imóvel em regime de comodato.
O processo obteve o visto do Tribunal de Contas em 10 de outubro de 2025, permitindo avançar para a fase de execução da empreitada, que tem um prazo de 304 dias.
A reabilitação deste edifício histórico, datado de 1778, representa mais um passo na valorização das infraestruturas do Ministério da Justiça e do património arquitetónico nacional