IGFEJ recebe delegação de Cabo Verde para debater digitalização da Justiça
O IGFEJ recebeu, no dia 24 de março, uma comitiva do Instituto da Modernização e Inovação da Justiça (IMIJ, I.P.) de Cabo Verde para um encontro dedicado à partilha de experiências e boas práticas na adoção de soluções tecnológicas para a Justiça.
Comitiva do IMIJ de Cabo Verde acompanhada por Ana Luísa Machado e Rosália Rodrigues.
A comitiva, composta pelo Presidente do Conselho Diretivo do IMIJ, Juvenal Pereira, que se fez acompanhar pela Vogal Vânia Pereira, pela Vogal Elisangela Levy, bem como por dois técnicos do IMIJ, foram recebidos por Ana Luísa Machado, e Rosália Rodrigues, Presidente e Vogal do Conselho Diretivo do IGFEJ, respetivamente.
Rosália Rodrigues, dirigiu a reunião começando por apresentar a evolução do processo de tramitação eletrónica nos tribunais portugueses. Nessa sequência, o Diretor do Departamento de Arquitetura de Sistemas, Jorge Afonso, abordou também temas como a transição para processos judiciais digitais, nomeadamente a digitalização de processos pendentes, as tecnologias já adotadas, os recursos necessários para a sua implementação e as perspetivas de inovação na Justiça portuguesa.
Durante a reunião foram ainda abordados temas como a exploração da implementação de uma plataforma integrada de processos judiciais, a interconexão entre entidades do sistema de justiça e os desafios enfrentados na adoção de soluções digitais.
Este encontro reforça a cooperação bilateral entre Portugal e Cabo Verde no âmbito da modernização e digitalização da Justiça, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para os desafios que se colocam na área da Justiça.
