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IGFEJ lança novo sistema de atendimento telefónico com IA

O IGFEJ coloca em produção, a partir de 15 de dezembro, um novo sistema de atendimento telefónico que integra um bot áudio com inteligência artificial, destinado ao encaminhamento das chamadas.
10 dez 2025, 16:40
302 000 000 é o novo número de atendimento do IGFEJ
302 000 000 é o novo número de atendimento do IGFEJ

O  IGFEJ, dá mais um passo na transformação digital da Justiça! A partir de 15 de dezembro, entra em funcionamento um novo sistema de atendimento telefónico com tecnologia de Inteligência Artificial, capaz de “ouvir” o pedido, interpretar e encaminhar chamadas de forma inteligente e até resolver questões com base na informação registada nos sistemas de informação e regras definidas para cada área de negócio.

Com este projeto passa a existir um único número de contacto para as matérias tratadas pelo Instituto: 302 000 000, substituindo os números gerais (21 790 77 00) e do Helpdesk (213 189 095).

Numa fase inicial, o atendimento automático abrangerá temas relacionados com custas judiciais, questões judiciárias e registrais, bem como assuntos associados ao catálogo tecnológico. Os restantes pedidos continuarão a ser encaminhados para a telefonista do IGFEJ.

A implementação desta tecnologia foi financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, enquadrando-se no projeto PRR21 – Centro de Contacto da Justiça com Multicanais Digitais.

Em breve, será igualmente disponibilizado um chatbot digital no portal do IGFEJ (https://igfej.justica.gov.pt/), permitindo canalizar pedidos de forma mais célere e eficiente. Estas iniciativas inserem-se na estratégia de modernização dos canais de atendimento e na melhoria contínua dos serviços prestados pelo Instituto.