Gabinete de Administração de Bens afeta bens a serviços públicos
O Gabinete de Administração de Bens (GAB) afetou, em setembro, uma embarcação semirrígida à Polícia Marítima e, em outubro, 10 viaturas aos Serviços Prisionais, reforçando os meios operacionais destas entidades.
Embarcação de Alta Velocidade (EAV) utilizada pela Polícia Marítima
O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), através do seu Gabinete de Administração de Bens (GAB) continua a reforçar os meios operacionais dos organismos do Ministério da Justiça, através da afetação de bens apreendidos ao serviço público.
No dia 12 de setembro, o GAB assinou o auto de afetação de uma embarcação de alta velocidade ao Comando-Geral da Polícia Marítima, contribuindo para o aumento da capacidade de patrulhamento, vigilância e fiscalização marítima.
De acordo com o Comando-Geral da Polícia Marítima, a maioria das embarcações anteriormente afetas encontra-se em processo de legalização ou é utilizada sobretudo para aproveitamento de motores, sendo esta uma das primeiras unidades plenamente operacionais.
Com esta entrega, o GAB totaliza 14 embarcações afetadas à Polícia Marítima em 2025, num valor global superior a 300 mil euros, reforçando os meios da força na proteção da costa e dos recursos marítimos.
Já no dia 8 de outubro, foi assinado um protocolo de cedência de 10 viaturas, que se encontravam sob administração do GAB, ao serviço da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Estas viaturas destinam-se a suportar a atividade operacional e logística da DGRSP, contribuindo para uma maior eficiência na gestão de recursos e otimização da frota automóvel desta entidade do Ministério da Justiça.
De referir que desde a criação do GAB, em 2011, já foram afetadas 126 viaturas automóveis a diversos organismos e entidades públicas.

