Ministério da Justiça conclui obra do Supremo Tribunal de Justiça
Orçada em 4 milhões de euros, a obra de requalificação e reabilitação do edifício do STJ, financiada e coordenada pelo IGFEJ, encontra-se concluída.
Fachada, virada para a Praça do Comércio, do edifício do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)
Com um projeto ambicioso em que se pretendeu devolver a este edifício histórico, datado do século XVIII, a sua espacialidade e dignidade originais após décadas de sucessivas alterações construtivas, a empreitada revestiu-se de especial complexidade para conseguir a adequação funcional dos espaços às necessidades duma instituição superior de justiça do século XXI.
Numa primeira fase, iniciada em 2019, a intervenção centrou-se na recuperação das fachadas e da cobertura do edifício.
Na segunda fase, desenvolvida essencialmente em 2020, em plena pandemia, os trabalhos de requalificação e reabilitação incidiram sobre o interior do edifício, contemplando obras de conservação e remodelação geral e reorganização funcional dos espaços.
Por se tratar de um edifício integrado na baixa pombalina, houve necessidade, ao longo da empreitada, de ir encontrando soluções que compatibilizassem os objetivos da obra com o respeito pelos achados arqueológicos que foram sendo postos a descoberto, recorrendo, nomeadamente, a sondagens parietais e arqueológicas.
Consulte a ficha da empreitada e assista a uma breve visita virtual do exterior e do interior do edifício, realizada ainda durante a execução da obra.
Veja também a Galeria de Imagens onde desvendamos um pouco do novo Supremo Tribunal de Justiça.
Brevemente partilharemos o resultado final.