Ir para Conteúdo principal

Empreitadas concluídas

Supremo Tribunal de Justiça - Requalificação e reabilitação geral

Imagem1637280844740426831 EMPREITADA

ANTES

stj_obra

DEPOIS

 

Imagem2637280845587919843DESCRIÇÃO

Numa ótica de valorização patrimonial e adequação funcional dos espaços, a intervenção consistiu essencialmente nos trabalhos de construção civil, necessários à implementação dos projeto das especialidades (instalações mecânicas, redes de dados, rede elétrica, rede de águas e esgotos, e reforços estruturais), tendo sido igualmente executados trabalhos de recuperação dos acabamentos interiores, nomeadamente ao nível de pavimentos, paredes e tetos.

Os trabalhos incidiram nos cinco pisos que compõem o edifício, sendo mais proeminentes no piso térreo, onde foi recuperada a sobreloja, com pilares em pedra e abóbadas de arestas: paredes em alvenaria de pedra ou alvenaria mista e em frontal; pavimentos com estrutura em vigas e soalho em madeira de pinho.

Desta intervenção resultou a ampliação das áreas afetas aos serviços, pela utilização das zonas anteriormente ocupadas pela Cruz Vermelha Portuguesa e pela Farmácia.

O Supremo Tribunal de Justiça situa-se na ala nascente do topo norte da Praça do Comércio, em Lisboa, e integra o conjunto arquitetónico do antigo Terreiro do Paço, classificado como Monumento Nacional, construído a partir do projeto original da Casa do Risco das Obras Públicas, sob coordenação de Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel.

O projeto considerou as condicionantes decorrentes da classificação do conjunto como ‘Monumento Nacional’ (Decreto 16.06.1910, Diário do Governo nº 136 de 23 de junho de 1910) e das determinações do ‘Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina’ (publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 55, de 18 de março de 2011).

 

Notícias...

13 MAI 2021

Supremo Tribunal de Justiça inaugurado depois de requalificação

Está terminada a obra de requalificação e reabilitação do Supremo Tribunal de Justiça. O edifício é hoje inaugurado com a presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

22 ABR 2021

Assinatura do auto de disponibilização pós-obra do STJ

O IGFEJ procedeu, no dia 20 de abril, à entrega formal das instalações do STJ após conclusão obra de requalificação e reabilitação.


21 ABR 2021

Concluída obra do Supremo Tribunal de Justiça

O Ministério da Justiça, através do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, concluiu a obra de reabilitação e requalificação do edifício do Supremo Tribunal de Justiça, no valor de 4 milhões de euros.


16 ABR 2021

Visita virtual ao renovado Supremo Tribunal de Justiça

Concluída a empreita de requalificação e reabilitação do Supremo Tribunal de Justiça, o IGFEJ foi visitar as instalações e mostra-lhe, em vídeo, o espaço agora transformado.


09 ABR 2021

Ministério da Justiça conclui obra do Supremo Tribunal de Justiça

Orçada em 4 milhões de euros, a obra de requalificação e reabilitação do edifício do STJ, financiada e coordenada pelo IGFEJ, encontra-se concluída.

19 NOV 2020

Entrevista a Vítor Carvalho Araújo: projeto de requalificação do STJ

Em contagem decrescente para a conclusão da obra do edifício do Supremo Tribunal de Justiça, falámos com o arquiteto para conhecer melhor o projeto.

06 NOV 2020

Visita virtual à obra de reabilitação do Supremo Tribunal de Justiça

As obras de requalificação e reabilitação geral do edifício do Supremo Tribunal de Justiça, na Praça do Comércio, seguem a bom ritmo e o IGFEJ mostra-lhe, em vídeo, a sua evolução.

18 SET 2020

Supremo Tribunal de Justiça: Acompanhe a evolução da obra em imagens

 

29 MAI 2020

Requalificação e reabilitação geral do Supremo Tribunal de Justiça

O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, acompanhado pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, visitou as obras de requalificação do edifício do STJ.