Magistrados brasileiros conhecem sistema judiciário português
Uma comitiva de altos magistrados do Brasil reuniu, no dia 22 de maio, com a DGPJ e o IGFEJ, no âmbito da cooperação internacional.
Comitiva brasileira acompanha da diretora-geral da DGPJ e do diretor de departamento do IGFEJ
A reunião teve por objetivo recolher informação sobre o funcionamento do sistema judiciário português, nomeadamente sobre o processo de tramitação eletrónica e as inovações tecnológicas desenvolvidas nesta área.
A comitiva, composta por vários elementos oriundos de várias zonas do Brasil, entre magistrados, juízes e servidores do poder judiciário (oficiais de justiça), foi recebida pela diretora-geral da Direção-Geral de Política da Justiça (DGPJ), Lídia Jacob, e em representação do Conselho Diretivo do IGFEJ, pelo Diretor de Departamento de Arquitetura de Sistemas, Jorge Afonso.
O diretor de Departamento de Arquitetura de Sistemas do IGFEJ deu a conhecer os avanços de Portugal ao nível da simplificação de procedimentos no domínio da tramitação processual nos sistemas de apoio aos Tribunais, quer no âmbito da legislação, quer do desenvolvimento e integração tecnológica.
A visita a Portugal desta comitiva deriva da participação na primeira edição do ExpoJud Portugal, a decorrer entre 22 e 26 de maio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.