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Empreitadas concluídas

Tribunal + | Novo modelo de atendimento dos tribunais

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Imagem2637280845587919843DESCRIÇÃO

Os trabalhos para implementação do Tribunal + incidem essencialmente na reorganização do espaço central e principal de atendimento dos tribunais, contemplando espaços próprios para o atendimento, com possibilidade de recurso a sistemas de videoconferência, espaços de espera mais confortáveis e instalação de quiosques digitais e monitores.

Em 2020, foram realizadas 16 intervenções para implementar o modelo de atendimento Tribunal + nas seguintes localidades: Albufeira, Faro, Loulé, Portimão, Braga, Guimarães, Vila Real, Seixal, Loures, Santarém, Setúbal, Almada e Alcobaça.

 

TRIBUNAL +

Integrado no Plano Justiça + Próxima, o Tibunal+ tem como objetivo principal a simplificação administrativa onde, entre outras metas, pretendeu-se criar, nos Tribunais, um novo modelo de atendimento, mais simples mais rápido e mais cómodo, aliados à simplificação dos fluxos de informação nas secretarias e de suporte à gestão.

A face mais visível do Tribunal +, o ‘Balcão +’, assenta numa nova filosofia de atendimento, centrada no acolhimento do cidadão que tem de recorrer a um tribunal, através de um Balcão centralizado, onde estão concentrados os serviços prestados até então de forma dispersa pelo tribunal, proporcionando um melhor serviço ao cidadão, minimizando percursos internos no edifício e nunca descurando a qualidade e plenitude da resposta dada e conferindo maior tranquilidade aos ambientes de trabalho das secretarias.

Na prática, um cidadão que se desloque ao tribunal deixará de se sentir perdido nos corredores da Justiça, porque tem à sua disposição um modelo de atendimento centralizado, um sistema de senhas e informação sobre o estado das diligências, sinalética mais simples e clara.

 

Benefícios alcançados:

Para o cidadão:

  • (-) Tempos de espera e de permanência no tribunal;
  • (+) Resolução de temas vários num só local;
  • (+) Espaços de atendimento e de espera mais organizados e confortáveis.

Para o tribunal:

  • (+) Alocação otimizada de recursos;
  • (+) Ambiente de trabalho nas secretarias mais tranquilo;
  • (-) Tempo de trabalho em determinadas tarefas;
  • (+) Procedimento de chamada e de comprovativo de presença agilizado.