A criação da marca para a nova arquitetura dos sistemas de informação dos tribunais integrou um processo colaborativo entre representantes de várias entidades, nomeadamente, Ordem dos Advogados; Conselho Superior da Magistratura; Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais; Procuradoria Geral da República.
Este processo resultou na escolha do nome em consenso por todo o grupo de trabalho e onde a argumentação apresentada teve por base:
-
É a relação com o tribunal o objetivo primordial do projeto;
-
A letra “e” para o grupo de trabalho representou o digital, o eletrónico, ecossistema e evolução dos sistemas de informação dos tribunais;
A inspiração alcançada por estes argumentos, permitiram também unanimidade na definição de uma assinatura para a marca: A Porta online do Tribunal. A assinatura de marca tem como objetivo clarificar o seu propósito de forma rápida e intuitiva, abrindo espaço para uma conversa com os diferentes stakeholders.
Assim, a marca eTribunal manifesta-se como:
-
Uma visão integrada de futuro que sirva as necessidades dos cidadãos, juízes, procuradores, oficiais de Justiça e mandatários de hoje.
Em simultâneo esta marca/plataforma apresenta como principais atributos:
User-centricity
Uma marca consciente das particularidades e necessidades dos seus diversos targets, que procura acomodá-las e dar-lhes respostas adequadas.
Simplicidade
Um sistema jurisdicional já complexo exige uma marca assente na procura das soluções mais simples para os desafios tecnológicos mais complexos.
Interoperabilidade
Uma marca consciente da sua existência num ecossistema complexo que exige cruzamento de informação e interação com diversas outras plataformas.
eTribunal é a plataforma online que permite aos cidadãos e profissionais, interagirem de forma simples e intuitiva com os tribunais, unificando, simplificando e acelerando as interações com os mesmos,