Devolução e Cedência do Convento da Cartuxa
Sob o alto patrocínio da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, decorreu, no dia 17 de fevereiro, a cerimónia de cedência ao Município de Oeiras do conjunto edificado do século XVII localizado na Quinta da Cartuxa.
Cerimónia de assinatura do protocolo de cedência do Convento da Cartuxa
O Convento da Cartuxa, que faz parte do património imobiliário do Estado, estava afeto ao Ministério da Justiça, tendo a Presidente do IGFEJ assinado o protocolo por parte do Ministério.
A Quinta da Cartuxa situa-se próximo do “Palácio da Quinta Real”, em Caxias, e dela faz parte o conjunto edificado do século XVII que integra o antigo Convento, Igreja, Claustro e dependências, património histórico, cultural, arquitetónico e paisagístico de valor inestimável, que estava desocupado e a necessitar de obras de conservação.
O protocolo prevê a cedência do imóvel, durante 42 anos, ao Município de Oeiras, o qual manifestou interesse em utilizar aquele património para fruição pública, tendo a intenção de investir cerca de 7 milhões de euros na sua requalificação.
Além do IGFEJ, enquanto entidade responsável pelo património afeto ao Ministério da Justiça, e do Município de Oeiras, o acordo envolveu também a Direção-Geral do Tesouro e das Finanças.
A cerimónia teve lugar na Igreja da Cartuxa em Oeiras e contou com a presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.