Mais Eficiência Energética nos tribunais de Oeiras e Penafiel
Foram aprovadas as candidaturas apresentadas pelo IGFEJ ao Fundo Ambiental para a renovação da eficiência energética dos Palácios da Justiça de Oeiras e de Penafiel.
Imagens das fachadas do Palácio da Justiça de Oeiras e de Penafiel (Créditos de imagem: Google)
As candidaturas apresentadas ao Fundo Ambiental têm o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inserem-se no âmbito da vertente de Transição Climática, Componente 13-i02/2021 – Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central, destinada a reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes, proporcionando benefícios sociais, ambientais e económicos para as pessoas e as empresas.
Ambas as candidaturas visam a renovação dos sistemas de eficiência energética dos Palácios da Justiça de Oeiras e de Penafiel, contribuindo para os objetivos e metas estabelecidos no despacho da Área Governativa da Justiça para o programa ECO.AP (Despacho n.º 11395/2022, de 23 de setembro) - Eficiência Energética e de Recursos na Administração Pública.
Estas renovações contemplam a substituição de lâmpadas LED, equipamentos AVAC, caixilharias e instalações de sistemas solares fotovoltaicos, tendo o IGFEJ um prazo de 24 meses para a sua execução.
O financiamento atribuído para ambas as intervenções ronda os 612 mil euros, sendo 359 012, 90 € deste montante para a intervenção a realizar em Penafiel e 252 700 € para Oeiras.
Com a aprovação destas candidaturas, o IGFEJ conta assim com um importante apoio financeiro para implementar um conjunto de medidas de consumo energético, de melhoria do conforto térmico e das condições de salubridade do ar, em ambos os espaços, estimando-se uma redução de 55.9 toneladas de dióxido de carbono, após a concretização das medidas (55.9 tonCO2eq).
