Ir para Conteúdo principal
IGFEJ

Notícias do IGFEJ

IGFEJ destaca papel dos Polos de Inovação Digital no C-Days

O IGFEJ participou no evento C-Days 2025, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 24 e 26 de junho.
30 jun 2025, 15:03
Oradores do painel Polos de Inovação Digital e a Transição Digital
Oradores do painel Polos de Inovação Digital e a Transição Digital

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) participou no evento C-Days 2025, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), através da intervenção no painel intitulado “Polos de Inovação Digital e a Transição Digital”.

O IGFEJ fez-se representar neste evento de referência nacional na área da Cibersegurança por Ricardo Faria Tomásio, responsável pela dinamização do polo de Inovação da Justiça, o HUB Justiça.

Ricardo Faria Tomásio interveio no painel “Polos de Inovação Digital e a Transição Digital”, que decorreu em formato de mesa-redonda, moderada por Nelson Escrivana, da empresa INOV, e que contou ainda com a participação de Filipe Costa, em representação das Águas do Porto, e de Mónica Palomo, em representação da RTP.

Durante o painel, foram abordadas as funções estratégicas dos Polos de Inovação Digital (Digital Innovation Hubs – DIHs) no processo de aceleração da transição digital, tanto na economia como na Administração Pública. Estes polos funcionam como pontos de entrada para o apoio à inovação, disponibilizando serviços de experimentação tecnológica, capacitação digital, acesso a financiamento e articulação entre entidades públicas, centros de investigação e o setor empresarial.

Foram ainda apresentados casos de boas práticas de entidades apoiadas pelo C-HUB, com especial enfoque no aumento da resiliência organizacional e na incorporação da cibersegurança como princípio orientador dos processos de transformação digital.

O C-Days é um evento nacional dinamizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, cujo objetivo é reforçar as melhores práticas nesta área e criar as bases para um ciberespaço nacional mais resiliente, através da partilha de conhecimento e da reflexão conjunta das diferentes comunidades de cibersegurança.

Na sua 11.ª edição, o C-Days teve como tema central “+Resiliência”, apelando a um papel mais proativo de todos na promoção da cibersegurança em Portugal.

O IGFEJ, enquanto entidade responsável pela área da cibersegurança na Justiça, tem marcado presença regular neste evento, reforçando o seu compromisso com uma transição digital mais inclusiva, sustentável e segura, alinhada com os objetivos estratégicos nacionais e europeus.