Ir para Conteúdo principal

cabecalho_beja

Projetos de arquitetura

Projeto de reabilitação e ampliação do Palácio da Justiça de Portalegre

Legenda: Imagem de projeto alçados

   

Imagem2637280845587919843DESCRIÇÃO

As intervenções nestas instalações têm como objetivos primeiros a dotação destas instalações de mais duas salas de audiências e respetivas áreas de apoio, a dotação de um elevador como meio para garantir o acesso aos pisos superiores de PMR e a dotação de condições de conforto ao nível da climatização no edifício.

Em modo resumo, passamos a descrever as diferentes intervenções a efetuar no edifício, cujas especificações serão facilmente percebidas nos desenhos que compõem este projeto:

Para garantir o acesso ao edifício por PMR, será aberta uma porta na fachada principal, ao nível do piso -1, que dará acesso a um corredor a criar em detrimento de área de arquivo que levará a um elevador que será construído já na zona da futura ampliação. A localização desta porta, se bem que definida em projeto, deverá ser conferida de modo que se situe no ponto médio de concordância entre o plano inclinado do passeio e o plano de nível do corredor interior. Este elevador foi colocado estrategicamente em local que acede o corredor do edifício existente no piso 0 de modo a garantir o acesso às duas novas salas de audiências a criar na ampliação, à sala de audiências a criar na zona existente e à grande sala de audiências existente no piso 1 que será remodelada como adiante se verá. Isto para além dos acessos que proporciona tanto aos gabinetes existentes como aos que serão efetuados no piso 1 da área de ampliação.

Ao nível do piso 0, a área de ampliação comportará 2 salas de audiências, 1 sala de testemunhas, 1 sala de advogados, 1 pequeno arrumo, um átrio de acesso às salas de audiências e o corredor que interliga a ampliação ao existente. Nop edifício existente será criada uma pequena sala de audiências com acesso a partir do átrio principal e os sanitários serão alterados de modo a garantir a existência de um sanitário para PMR.

No piso 1, a área de ampliação será totalmente destinada a gabinetes para os magistrados, apoiados por um pequeno sanitário. Importa referir que este sanitário se encontra sobre uma das salas de audiências, único local possível para a sua localização, conforme foi consensualizado nas reuniões de projeto com o DO. De modo a evitar ruídos indesejáveis audíveis na sala de audiências, serão utilizados materiais adequados nas canalizações, (nomeadamente PVC Silent), e, além disso, esta canalização será protegida por sanca em gesso cartonado com isolamento sonoro em lã de rocha. Esta é a solução possível mais adequada para a resolução do eventual problema do ruído.

No edifício existente as grandes alterações situam-se na grande sala de audiências, cujo layout será alterado de modo a comportar mais lugares para os magistrados em detrimento da área de público e na criação de uma grande secretaria comercial, fruto da demolição dos gabinetes existentes e da rotação (com aproveitamento) do balcão de atendimento.

Por último, ao nível do piso 2 serão criados 2 gabinetes e uma sala de reuniões, amplas estantes para arquivos e uma pequena copa.