Ir para Conteúdo principal

cabecalho_patrimonio637371502957295378

Empreitadas em execução

Palácio da Justiça de Beja

Empreitada de construção do novo edifício

Imagem1637280844740426831 EMPREITADA

 

Imagem2637280845587919843DESCRIÇÃO

O Projeto propõe uma adaptação ao lote com uma implantação trapezoidal, com o desenvolvimento maior no sentido Norte / Sul, adaptando as laterais Este / Oeste às respetivas orientações das malhas urbanas adjacentes. Dentro deste trapézio é implantado o volume principal do edifício, de implantação retangular, com 3 pisos, com o desenvolvimento do maior lado no sentido Norte / Sul.

Do lado Oeste é criada uma praça que define o principal enquadramento do edifício e a relação com a cidade a Norte. Funciona como praça que define o principal acesso ao edifício e como “terraço” com a vista sobre a envolvente de Beja, redefinido os limites de transição entre o espaço urbano e o espaço agrícola.

O edifício está em linha com volumetria envolvente e a conceção de uma praça a poente e de um pátio de serviço a nascente permite criar um enquadramento que separa tipologicamente da envolvente habitacional e reforça o caráter institucional do edifício. Simultaneamente permite criar espaços de transição que permitam criar simultaneamente interação e privacidade na relação entre novo edifício e envolvente urbana habitacional.

A praça e o pátio de serviços são enquadradas por um embasamento que por um lado eleva a praça e por outro limita o pátio, permitindo realizar uma transição entre as cotas do terreno. Sobre esta base “pousam” os restantes dois pisos do edifício, realizando o fecho nascente da praça.

O edifício está organizado em duas alas, acessíveis através de átrios comuns, localizados no centro do edifício, nos 3 pisos. Essas alas correspondem a diferentes entidades, com gestão autónoma. Na ala Norte situa-se o TAF (Tribunal Administrativo e Fiscal) e na ala Sul a Instância Central Secção de Famílias e Menores, a Instância Central Secção do Trabalho e a Instância Local Secção Cível.

Genericamente os grandes grupos funcionais estão divididos pelos pisos. No piso 1 localiza-se a entrada principal do público, feita através da praça do Palácio da Justiça, dando acesso ao átrio principal e à receção. Nestes pisos localizam-se os principais serviços dos tribunais e das instâncias com acesso ao público. Entre estes estão as secretarias e os serviços do ministério público. No piso 2, com acesso através de escadas e elevadores, localizam-se as zonas de gabinetes de magistrados e no piso 0, com acesso através de um pátio de serviço, localizam-se as salas de audiências e espaços conexos, as zonas de arquivos e zonas de detidos.

As circulações do edifício estão organizadas com uma total separação das circulações de serviço das circulações do público. A localização dos grupos de acesso verticais permitem uma total separação das circulações assim como uma autonomia funcional das alas.

Todas as circulações dedicadas ao público têm acesso a partir da praça do Palácio da Justiça, ao nível do piso 1. As circulações de serviços têm acesso a partir de um pátio de serviço, localizado no piso 0, permitindo um acesso com maior segurança aos serviços, com espaço para aparcamento de carro celular para acesso protegido às celas.