Ir para Conteúdo principal

PRR em Capítulos

eTribunal e o ecossistema dos tribunais

eTribunal é “porta de entrada única” para os agentes da justiça

O eTribunal é a “porta online” que permite aos cidadãos e agentes da justiça interagirem de forma intuitiva com os tribunais. Com uma visão integrada de futuro, este novo ecossistema tecnológico, financiado pelo PRR, ver permitir o alcance de novos patamares na interoperabilidade e modernização dos processos digitais.  

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) veio permitir dotar os sistemas de informação dos tribunais de uma nova arquitetura que responde às necessidades dos diferentes utilizadores. 

O eTribunal veio suprir a necessidade de ajustar e melhorar

Os sistemas para que o fluxo de trabalho fosse mais ágil, simples e intuitivo, aliando o trabalho dos programadores à experiência dos utilizadores, permitiu ultrapassar a falta de integração e interoperabilidade entre diferentes plataformas.  

Além de melhorias profundas no Magistratus e no MPCodex, foi desenvolvida uma ferramenta de anonimização das sentenças e disponibilização de jurisprudência com recurso a inteligência artificial, a par de novas interfaces para mandatários e secretarias, cocriadas com os seus utilizadores em função das suas necessidades. 

O eTribunal é, por isso, uma marca agregadora do ecossistema tecnológico dos tribunais, pensada para cada um dos atores da justiça, que permite agilizar os processos, melhorar a eficiência do sistema e aplicação da justiça, além de promover uma maior transparência do sistema judicial.