Ir para Conteúdo principal
IGFEJ

Notícias do IGFEJ

Palácio da Justiça de Barcelos mais eficiente

O Palácio da Justiça de Barcelos foi alvo de uma intervenção que visou tornar o edifício mais sustentável ao nível do conforto térmico.
09 jul 2020, 22:36
Algumas fotografias elucidativas do antes e depois da intervenção
Algumas fotografias elucidativas do antes e depois da intervenção

A intervenção, da responsabilidade do IGFEJ, implicou um investimento superior a quatrocentos mil euros e contemplou a instalação de um sistema solar fotovoltaico, a substituição da caixilharia existente e de lâmpadas por sistemas LED, assim como a remodelação de equipamentos de climatização (AVAC). Pretendeu-se com esta intervenção uma melhoria substancial do conforto térmico e das condições de salubridade do ar, promovendo a redução do consumo energético e consequentemente dos custos associados.

A empreitada foi realizada no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), um fundo europeu que pretende dar prioridade ao crescimento sustentável, respondendo aos desafios da transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente dos recursos e na promoção de uma maior resiliência aos riscos climáticos e às catástrofes.

Em simultâneo foi também intervencionado o espaço das celas do edifício que foram alvo de uma remodelação geral.

Para mais informações consulte a Ficha de empreitada.