IGFEJ distinguido com prémio de tecnologias Open Source
O IGFEJ foi distinguido pela ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, com o Prémio Abertura 2019.
Imagem do Prémio Abertura 2019
O Prémio Abertura visa distinguir as entidades que contribuem para a dinamização de software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal. É o segundo ano consecutivo que o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) é premiado pela ESOP.
O prémio deste ano foi atribuído ao IGFEJ pelo portal para Consulta Pública de Processos Judiciais, denominado “Os Meus Processos” (https://tribunais.org.pt/Os-meus-processos).
A possibilidade de consulta de processos judiciais através da internet, para quem não é parte integrante nas ações, é um novo serviço disponibilizado desde o dia 11 de setembro de 2019.
Este portal, desenvolvido sob a coordenação do IGFEJ, é baseado em tecnologias Open Source e permite a consulta pública de processos judiciais, sem custos associados e com total segurança mediante a autenticação através do cartão de cidadão ou da Chave Móvel Digital.
Inserido no âmbito das medidas que pretendem aumentar a transparência da Justiça em Portugal, este portal permite aos cidadãos saberem o estado dos seus processos judiciais, salvaguardadas as questões de confidencialidade, consultarem as várias peças processuais e terem uma visão completa do histórico do processo.
A cerimónia de entrega deste galardão anual teve lugar no Centro Cultural de Belém, durante o Open Source Lisbon, um evento que promove a partilha de experiências, casos de sucesso e aplicações inovadoras que utilizam tecnologias Open Source.
Joaquim Carlos Pinto Rodrigues, presidente do IGFEJ, agradece a toda a equipa envolvida no projeto e à ESOP pela atribuição desta distinção.