Enquanto beneficiário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) assume um papel fundamental na liderança e execução de projetos relevantes na área da transição digital do setor.
No âmbito da modernização e adaptação do setor aos desafios do século XXI, o IGFEJ destaca-se como peça fundamental no PRR, mecanismo que possibilitou o arranque de um profundo processo de transformação que visa impulsionar a eficiência e a acessibilidade da justiça.
Com uma dotação de cerca de 139 milhões de euros, o IGFEJ é responsável por 52% do orçamento total destinado à área governativa da Justiça, que se materializa em cerca de 30 projetos inovadores.
Estes projetos, inserem-se na Componente C18 - Justiça Económica e Ambiente de Negócios, e têm gerado impacto direto em vários organismos da justiça, bem como na vida de cidadãos e empresas.
Assumindo um caráter central na área governativa da justiça, o IGFEJ presta serviços fundamentais ao bom funcionamento do sistema judicial e atua em várias vertentes de cariz transversal ao Ministério da Justiça, nomeadamente, orçamental e financeira, patrimonial e obras e nas infraestruturas tecnológicas e sistemas de informação.