IGFEJ participa no Fórum Europeu de Gestão de Bens apreendidos
O IGFEJ marcou presença no 2.º Fórum Europeu dos Serviços de Gestão de Bens Criminais, que decorreu nos dias 1 e 2 de abril de 2025, no Principado do Mónaco.
Ana Luísa Machado no Forúm Europeu dos Serviços de Gestão de Bens Criminais
O evento, que reuniu representantes de várias entidades europeias com competências na área da administração de bens apreendidos e confiscados, consubstanciou-se numa importante plataforma de partilha de experiências, boas práticas e reforço da cooperação internacional no domínio da justiça e da gestão de ativos.
Portugal fez-se representar pelo IGFEJ, entidade que tutela o Gabinete de Administração de Bens (GAB), serviço responsável pela gestão e administração dos bens apreendidos no âmbito de processos-crime, tendo marcado presença no encontro, Ana Luísa Machado, Presidente do Conselho Diretivo.
Durante o fórum, foram debatidas diversas temáticas atuais e complexas, como a gestão de ativos digitais, nomeadamente criptomoedas, imóveis de elevado valor, contas bancárias e títulos financeiros. O programa incluiu ainda apresentações sobre os modelos de governação e as especificidades nacionais na gestão de bens, com destaque para os casos do Mónaco, Luxemburgo e França, e sessões bilaterais entre os participantes, que reforçaram o intercâmbio técnico-operacional entre os países.
A presença do IGFEJ neste encontro, sublinha o compromisso de Portugal com os princípios da transparência, eficácia e cooperação internacional na área da Justiça, em especial no que respeita à recuperação de ativos e combate ao crime económico-financeiro.
O fórum foi ainda uma oportunidade para reforçar o papel do Gabinete de Administração de Bens na rede europeia de entidades congéneres, afirmando a experiência portuguesa num setor em constante evolução e cada vez mais relevante no contexto global da criminalidade transnacional.
Fotografia: www.gouv.mc