FITJ apresenta balanço e próximos passos da execução PRR na justiça
O 15.º Fórum de Inovação e Tecnologia da Justiça (FITJ) apresentou, esta quarta-feira, uma visão transversal sobre a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apontando oportunidades de melhoria para o futuro, em articulação com a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros.
O próximo FITJ terá como organismo anfitrião o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O Campus da Justiça acolheu, hoje, mais uma edição do FITJ, a cargo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), no qual foi apresentada uma visão transversal sobre o estado de execução do PRR na área da Justiça.
A abertura esteve a cargo do vice-presidente do IGFEJ, João Guedes, seguindo-se a intervenção da Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros.
A agenda prosseguiu com a apresentação das guidelines da Unidade Técnica de Apoio (UTA) pelo Vogal do Conselho Diretivo do IGFEJ, Gonçalo Trindade.
A UTA assegura a preparação e instrução dos pedidos de parecer prévio dos investimentos com a aquisição de bens e serviços, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, dos organismos e serviços do Ministério da Justiça, na Plataforma de Pedido de Parecer Prévio, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Esta Unidade garante, junto dos Organismos e Serviços do Ministério da Justiça, a definição de procedimentos necessários à formulação e submissão dos pedidos.
Os 18 organismos do ecossistema da justiça apresentaram em detalhe a situação atual dos diferentes projetos que integram, definindo, também, um ‘roadmap’ até ao final de 2024, assim como alguns constrangimentos e oportunidades de melhoria para o cumprimento dos seus objetivos no âmbito do PRR.
O Fórum de Inovação e Tecnologia da Justiça, promovido pelo IGFEJ, reúne, desde maio de 2022, os representantes da área tecnológica dos diferentes organismos e entidades da Justiça para alinhamento de estratégias, partilha de boas práticas e articulação na concretização dos projetos de transformação digital da Justiça.
A sessão de trabalho terminou com o agendamento do próximo FITJ, para o dia 28 de junho, sendo que o organismo anfitrião será o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).